O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais e ajudar a esclarecer duvidas sobre a nossa complexa realidade.

Aqui irei expor textos, reflexões, videos, imagens e etc. relacionados com os seguintes assuntos:
Psicologia, Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia, Sociologia e o funcionamento do sistema em geral.

Não esperamos que acreditem no que é apresentado aqui sem primeiro investigar por vocês mesmos, e nós insistimos que vocês o façam!
O que é postado aqui são apenas perspectivas e não "verdades absolutas", com isso quero dizer que não tentarei convence-los, mas estimula-los a irem além do que conhecem, ou acreditam conhecer.
Busquem informação e ajudem a dissemina-la! Com informação vem conhecimento, com conhecimento sabedoria, a sabedoria lhe aproxima da verdade.... e a verdade o libertará!
Ouça a todos, não siga ninguém.
A única revolução é a SUA Evolução da Consciência!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Meditação

Certa vez perguntaram à Buda:  “O que você ganhou meditando?”
Buda respondeu: “Nada.”
"Contudo", disse Buda, “Deixe-me lhe dizer o que eu perdi.
Raiva, ansiedade, depressão, insegurança, medo da idade e da morte.”

“Lembre, você não medita para ganhar algo, mas para abrir mão de algo.
Nós o fazemos, não com desejo de obter, mas de deixar ir.
Se você quer algo específico da meditação, não encontrará; não será capaz de encontrar. Mas, quando seu coração estiver pronto, a paz virá procurando por você.”
— Ajahn Chah

"A verdadeira meditação é abandonar a tentativa de manipular a experiência."
 Adyashanti

O que é realmente importante de se compreender sobre meditação é que não é o ato de meditar em si que importa, mas o estado de consciência que a meditação ajuda a assimilar e fortificar na nossa estrutura mental.
É a conexão com a essência(pura consciência) que ela vai revivendo momento após momento.


A Arte da Meditação - Alan Watts
(Talvez tenha que ativar as legendas no YouTube)



O que é meditação e como praticar?
Não tem como definir a meditação, é diferente pra cada pessoa. O "mundo" é subjetivo, ou seja, depende do ponto de vista do observador. E meditação é algo que se busca dentro, não existe um manual.
O que eu entendo pelas minhas experiencias é o seguinte: O único momento que existe é o agorao passado são só memorias, e o futuro são projeções baseados nas memorias passadas. Enquanto nós estivermos usando esses mecanismos mentais não podemos nos conectar com a "fonte", a sua essência, a parte mais elevada de você. Pensamos constantemente sobre coisas, preocupados com o passado, preocupados com o futuro, acabamos por não viver o presente. Isso é mais profundo do que dizer só "eu estou aqui e agora", é preciso realmente compreender essa frase em todas camadas no seu interior. A nossa verdadeira "alma" é o observador, o resto são ações da mente. O seu verdadeiro "eu" é o que observa momento após momento, infinitamente. O agora é realmente uma força poderosa, assim que o individuo disse sim para o instante, a afirmação se torna contagiosa. Explode em uma cadeia de afirmações que não conhecem limites. Dizem sim pra um instante, é dizem sim pra toda existência.
Algumas pessoas podem achar estranho eu estar postando sobre meditação, sobre os Chakra e espiritualidade em um blog que fala sobre "o sistema", mas na verdade é justamente esse tipo de informação que é importante ser disseminada.
Muitas pessoas passam tanto tempo estudando sobre a "maquina" que acabam esquecendo de si próprios, e se tornam a própria maquina.
Aqueles que controlam os sistemas não querem uma sociedade de pessoas pensantes que conhecem a si próprias na sua mais profunda complexidade (e simplicidade ao mesmo tempo, pois nós que complicamos tudo), não querem pessoas espalhando mensagens de amor e união e autoconhecimento. Pessoas que conhecem a si próprias, entendem melhor as pessoas e o mundo, assim teríamos mais consciência para nos unir e melhorar o mundo. Em uma sociedade unida não há guerras, não há fome, não há desigualdade, eles sabem que o poder é do povo, sempre foi, sempre será, por isso eles usam mentiras e jogos psicológicos pra nos induzir a inúmeras ilusões egoicas. Por esse motivo é vital que se de ênfase na busca do conhecimento interior mais do que no exterior.

Abaixo algumas citações do Osho (título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do BudismoBhagwan Shree Rajneesh junto com uma sequência de videos explicando a meditação de modo um pouco mais aprofundado.


"Dizer alguma coisa sobre meditação é uma contradição. Meditação é algo que você pode ter, que você pode ser, mas por sua própria natureza não é possível dizer o que ela é.

Meditar é não fazer absolutamente nada, seja física ou mentalmente. Se você começar a fazer alguma coisa, estará movendo-se para fora de seu centro. Quando estiver apenas sendo, isto é meditação. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la. É preciso apenas compreendê-la.


Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Após ter experimentado esse estado de tranqüilidade, aso poucos você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Isso não significa que você tenha que fugir da vida: você se torna o centro do ciclone.
Sua vida continua e, na verdade, torna-se mais cheia de alegria, com mais visão e criatividade. Ainda assim, você está nas nuvens, um observador nas montanhas, apenas vendo o que ocorre ao seu redor.
Meditação não é ciência, não é arte, não é trabalho - é jeito. Brinque um pouco com a idéia de que não está fazendo nada. Um dia você se surpreenderá: ela terá acontecido. Basta esperar o momento certo.Dizem que devemos agarrar as oportunidades. Pois eu digo o contrário: continue aberto à meditação e, quando o momento chegar, quando você estiver realmente relaxado e aberto, a meditação irá agarrá-lo. E depois disso não o deixará mais."
— Osho Bhagwan Shree Rajneesh




O que é Iluminação?
Por Adyashanti




Veja também: 

Sugestão de como meditar:


Qualquer momento pode ser uma meditação, meditar é observar, essa é a essência. esse vídeo tenta explicar como é meditar, não se preocupe de fazer exatamente como o vídeo fala, tudo tem seu tempo, a posição de meditação pode ser a que você quiser e se sentir confortável, mas é recomendado que mantenha a coluna inclinada para evitar sonolência.
Não é necessário parar de pensar como sugere o narrador, isso acontece com o tempo, não tenha pressa.


Introdução
 
Parte 2

 
Parte 3
 
Parte 4
 
Parte5
 
Parte 6

21 comentários:

  1. Olá,

    somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar a aliviar o stress e a ajudar na meditação, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

    Um abraço,
    Ahow! Comunicação

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Esse blog merece mais atenção!

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto zuzo! parabens pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, mas esse blog não pertence ao Zuzo, ele é um moderador da página apenas.

      Excluir
  4. há alguma possibilidade do corpo astral não conseguir retornar ao corpo físico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se acontecer algo com o seu corpo físico, caso contrario, não.

      Excluir
  5. alguém q 'pratique' viagem astral? realmente funciona? Li um depoimento de um cara q diz ter encontrado uma pessoa do plano físico no plano astral, bateram um papo de boas lá. Isto realmente é possível?Ótimo blog!! vlw!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mas não é sobre "funcionar", pois algumas pessoas não estão aptas pra esse tipo de coisa, determinadas capacidades não devem ser forçadas, pois não é apenas uma questão de treino e disciplina, mas também uma questão genética.

      Excluir
  6. Gratidão por compartilhar essa sabedoria conosco!

    Muita luz e paz a todos!

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM! Obrigado por compartilhar.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  8. Olha, legal o blog e tal... Mas vamos lá:

    Gostaria de dizer que o Osho ao qual você se refere, não é osho de verdade na posição do Zen Budismo... Ele se auto proclamou isso, e qualquer professor ou sensei da tradição Zen irá dizer que os ensinamentos desse ser não são os melhores a serem seguidos, no que se refere a uma busca budista... Além disso, ele é reconhecido por vários problemas, incluindo os relacionados aos seus seguidores... Não é difícil encontrar os relatos sobre suas ideias, vícios e comportamentos vinda dos próprios seguidores...

    Digo isso não para inibir qualquer coisa, mas como aviso compassivo: A maioria dos mestres budistas que conheço e que já presenciei sua resposta sobre o Bhagwan, dizem que esse tipo de ensinamento new-age, mc-mindfulness e etc pode ser prejudicial. Além do fato da conduta do mesmo não ser apropriada de alguém que se diz mestre.

    Uma boa busca no google pode te trazer esse arquivo:
    Osho, Bhagwan Rajneesh, e a Verdade Perdida, por Christopher Calder
    Pode ser um bom começo.


    Existem diversos conhecimentos soltos que são positivos, a principio, pois fisgam os que buscam por maior autoconhecimento e os colocam no caminho... Mas misturar diversas ideias fora dos seus contextos pode criar obstáculos futuros na prática mais séria. Existe um longo caminho entre a visão pessoal da espiritualidade até um conhecimento absoluto, e obviamente a linguagem é gradual em cada estágio de cada um... Mas temos que ser mais rígidos quanto as fontes das informações...

    ResponderExcluir
  9. Grato pelas informações e pelo divino serviço que vcs do blog estão fazendo para a humanidade, e consequentemente para o Universo. Espero que esse blog continue firme e forte. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho esse blog fantástico, fico horas e horas lendo e relendo alguns textos, e isso só me ajudou a crescer como ser humano. É por isso que eu digo, a internet é tão poderosa quando utilizada pra fins construtivos, é uma pena a grande maioria dos usuários utilizarem para redes sociais e outras ferramentas do sistema.

    ResponderExcluir
  11. Amo este Blog, sempre tiro informações preciosas que ajudam a esclarecer muitos aspectos autoquestionados. Muito obrigado por ter a genialidade em dispor este conhecimento!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, desculpe fugir um pouco do assunto mas foi o unico lugar que encontrei no site para fazer essa pergunta.
    fico numa grande duvida de qual a definição do tipo de estudo que o blog está relacionado, espiritismo, esoterismo, budismo.. Tem uma definição? ou é só um estudo geral? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é tocar varias áreas de conhecimento para fornecer uma perspectiva mais ampla.

      Excluir
  13. Eu amo vocês! Gratidão eterna.

    ResponderExcluir
  14. Esses vídeos de meditação de 'o segredo' são perfeitos. Eu usava o mesmo processo instintivamente e funciona, abre as portas da percepção. Nem precisa ir até o fim, só precisa ficar nos primeiros onde se estimula a Terceira Visão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...